Dicas para economizar dinheiro

Conheça nossos professores!Telegram Whatsapp Encomendas de Itens em Crochê Fale comigo! Ana Laura Seja uma Artesão VIP Att.de de Cursos Midian Lima Att.De Cursos Ana Laura


        Olá, pessoal! Quem nunca teve aquela sensação que o dinheiro nem chega a encostar seus dedos? Que o pagamento não é suficiente... ou aquelas piadinhas de sempre: salário cebola que tu recebe e chora? Se você já usou ou pensou em alguma das alternativas estás realmente precisando organizar sua vida financeira (ganhos x gastos).



       Não é preciso ser um expert no assunto ou tem grandes noções contábeis ou ser um administrador para conseguira administrar suas finanças, só é preciso de um pouco de foco e organização. E, é isso que irei comentar com vocês nessa postagem. Com um bom controle dos seus ganhos e gastos você será capaz de juntar dinheirinho para fazer aquela viagem ou até mesmo investir na sua qualidade de vida sem grandes sacrifícios. 
          Para poder falar com propriedades sobre o assunto eu andei pesquisando na internet e acabei por achar essa postagem super completa do IBC (Instituto Brasileiro de Coaching) que listou algumas dicas para Uma vida Financeira Saudável e Rentável (link da reportagem aqui) que compartilho com vocês:
Faça uma planilha
Para que se possa economizar é importante saber onde se gasta e quanto se gasta, por isso é importante que se faça uma planilha onde você irá colocar o quanto você ganha mensalmente, quais são seus gastos fixos (contas de água e luz, locomoção, dívidas e alimentação), o que e com o que você gastou no mês anterior e o quanto sobrou (ou que você gostaria que sobrasse). Com base bessas informações você consegue ter uma visão a longo prazo e com isso prever o quanto deve e precisa gastar mensalmente, daquilo que é extra e desnecessário.

Pague suas dívidas em dia
O recomendado é que não se faça dívidas, que se pague em dinheiro, mas caso seja realmente necessário deve-se pagá-las em dia. O atraso acarreta em juros e multas e acaba por comprometer dinheiro do orçamento que deveria ser usado com coisas mais importantes: saúde, educação e lazer. E principalmente, evite acumular as dívidas. Caso esteja com problemas para pagar tudo, entre em contato com o seu gerente do banco e analise quais são as melhores alternativas para que você consiga pagar tudo sem comprometer tanto do seu salário e evitar que o valor dos juros se tornem maiores do que as dívidas em si.

Tenha poupanças e reservas
A gente nunca sabe o dia de amanhã e, justamente por isso, é de extrema importância você ter uma ou mais poupanças. Para isso é legal que você reserve parte do seu salário e coloque em uma poupança. Caso queira realizar um sonho divida esse percentual do seu salário em duas partes: uma para emergência e outra para realização do sonho.

Pague à vista sempre que puder e, de preferência, com dinheiro vivo
É importante que ao invés de parcelar suas compras você dê preferência para pagamentos em dinheiro, pois a sensação de "poder comprar" com o cartão ou cheque pelas suas facilidades pode acabar se tornando uma bola de neve (já que as empresas oferecem limites muito tentadores). Mas é importante lembrar que aquilo que você gastar a mais no seu cartão pode ser caracterizado como dívida, já que é uma compra com promessa de pagamento, e compromete seu orçamento. 

Evite as tentações
Devemos nos recompensar e presentear de vez em quando, porém se torna um ato perigoso quando comprometemos o dinheiro de outras contas para isso. O dinheiro empregado para essas compras deve ser aquele que falamos lá em cima do fundo de reserva, lembram? Outra coisa que é importante ressaltar é que comprar bens materiais traz uma falsa sensação de felicidade que é passageira, invista em experiências que te engrandecerão como pessoa e suprirá suas reais necessidades emocionais.

Mude seus hábitos cotidianos
Existem pequenas mudanças que podem gerar uma grande diferença nas nossas contas no final do mês: tempo gasto no banho, retirar aparelhos da tomada após o uso, evitar abrir a geladeira sem necessidade, pesquisar a lista de compras do mês, trocar carro por alternativas sustentáveis ou mais baratas.

Selecione suas atividades de lazer
É importante que se tenha uma boa qualidade de vida, porém é totalmente viável se divertir a um custo baixo ou gratuitamente. Procure em sua cidade programas culturais, vá a biblioteca, faça piqueniques no parque com a família, faça sessão pipoca em casa e convide os amigos. Use da criatividade para fazer atividades divertidas com sua família e amigos.



Conheça nossos professores!Telegram Whatsapp Encomendas de Itens em Crochê Fale comigo! Ana Laura Seja uma Artesão VIP Att.de de Cursos Midian Lima Att.De Cursos Ana Laura

A lei da arte,é a expressão do belo!

FINANÇAS

Se você tem blog, damos preferência a comentário pelo blogger,
mas caso não tenha, fique a vontade de comentar com o facebook!
(Selecione a caixa "Notifique-me ou Publicar também no Facebook")

24 comments:

  1. Essas dicas são muito importante e pode sim fazer a diferença! valeu pelas dicas lindona!

    ResponderExcluir
  2. oi amiga,ótimas dicas mas para mm a que resume tudo é mudar nossos hábitos,se reinventar para enfrentar melhor os tempos difíceis.te seguir nas suas redes se puder me retribui ok,bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Tania! Devemos sempre estar focados no nosso bolso. Bjs

      Excluir
  3. AMEI AS DICAS,TEMOS QUE SABER ECONOMIZAR,ESSAS DICAS SÃO ÓTIMAS,GOSTO MUITO DAS DICAS DO SEU BLOG,PARABÉNS PELA POSTAGEM BEIJOS

    ResponderExcluir
  4. Essas dicas são mais que especiais Ana, porque no mundo em que vivemos e na crise que atravessamos precisamos muito saber como lidar com nosso tão pouco e suado dindin. Amei as dicas, vou com certeza seguir algumas ...

    Bjos
    Minda =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenhas gostado, essas dicas são essenciais para manter a saúde do bolso nessa época rs. Bjs

      Excluir
  5. Respostas
    1. Use mesmo, ainda mais você que vai começar a trabalhar esse ano.rs Bjs

      Excluir
  6. Oi Aninha,eu adorei as dicas,tem algumas coisas dela que já pratico,como pagar minhas dívidas em dia, e ter uma poupança,mesmo que os juros nem sejam tão alto,mas pelo menos agente tem uma reserva,tipo um caixa dois,é assim que a chamo.
    As demais dicas ainda tenho muito o que aprender,principalmente essa tal de planilha. kkkkkk
    Bjssssssss

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana,
    amei seu post, excelente dicas que merecem ser compartilhadas.
    Obrigada!!!
    Bjokas da Vaci :*
    http://papodeesmaltebyvacieni.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Preciso colocar essas dicas em pratiica pra ontem hahaa.
    Gostei mesmo, beijão minha linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pollianna. Fico feliz que tenhas gostado das dicas. Bjs

      Excluir
  9. Sera que agora eu consigo economizar usando suas dicas ? risos gente eu gasto demais :/ anotando tudo aqui .. ótimas dicas

    ResponderExcluir
  10. Boas dicas principalmente na situação que os país está passando

    Beijos
    Rafel

    ResponderExcluir
  11. Olá,amiga!!
    Suas dicas são super importantes e eu faço a maioria delas,kkkkk!!
    Mais é muito importante mesmo a gente saber se controlar e poupar mais dinheiro.Obrigada pelas dicas!! Bjss!!!

    Agenda dos Blogs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Magda! Que bom querida, são dicas valiosas e economizar/poupar é um baita segredo. Bjs

      Excluir
  12. Olá, Ana Carolina...me chamou a atenção o novo lay out. Ficou com uma linguagem bem acessível, clara, cleen. Parabéns!

    ResponderExcluir