sábado, 17 de outubro de 2015

Criação x Invenção - onde acaba um e começa o outro?

Olá, meus queridos!

Essa semana a postagem será diferente das demais, será uma discussão (amigável e saudável, é claro! rs!) sobre o que vocês entendem por criação e invenção na arte. A princípio essa semana iria postar um trabalho meu, porém acabei adiando por não conseguir denominar o que fiz.

Para tanto, busquei maiores informações na internet sobre a questão, fiz alguns questionamentos no facebook e consegui trocar muitas ideias. Mas nada que me deixasse 100% segura em relação ao que é criação e invenção...

Busquei no dicionário Michaelis o significado das palavras e obtive os seguintes significados:

"criação 

cri.a.ção 
sf (lat creatione1 Ação ou efeito de criar, de tirar do nada. 2 Totalidade dos seres criados. 3 O universo visível. 4 Produção, obra, invento. Estabelecimento, formação, fundação, instituição. 6 Amamentação de uma criança. 7 Educação. 8 Animais domésticos que se criam para alimento do homem. 9 Propagação da espécie. 10 Alvenaria de pedras miúdas e argamassa que serve de enchimento aos vãos deixados pelas pedras mais volumosas. 11 Nas agências de publicidade, o conjunto formado pelos departamentos de redação e de arte."

já,

"invenção 
in.ven.ção 
sf (lat inventione1 Ato ou efeito de inventar. 2 Coisa inventada; invento. Criação ou sugestão de suposta realidade. 4 Achado, descobrimento. 5 Astúcia. Manha, engano. 7 Mentira inventada para enganar. 8 Ficção, fábula, engano. Ret Parte em que se ensina a achar e a escolher os meios de persuadir, convencer ou agradar. 10 Lit e Bel-art Parte da composição em que se imagina o assunto e se lhe dispõe e desenvolve o sentido e as partes acessórias. 11Sociol Combinação de elementos culturais existentes de maneira a constituir um elemento novo. Var: invento.

além destas duas palavras busque por plágio também, pois o equívoco entre uma e outra pode ser perigoso:

"plagiar 
pla.gi.ar 
(plágio+ar2vtd 1 Cometer furto literário, apresentando como sua uma ideia ou obra, literária ou científica, de outrem: Acusaram Eça de plagiar Zola. Usar obra de outrem como fonte sem mencioná-la. 3 Imitar, servil ou fraudulentamente."

Com base nessas e outras informações, vamos começar... hehehe

No mundo das artes vemos muitas artesãs dizendo que criaram determinada peça ou modelo, mas olhando na internet vemos centenas ou milhares de peças com os mesmos "motivos", pontos ou até mesmo montagens isso quando não existe uma peça no exterior igual em formato maior/menor. Nessa linha de raciocínio, a denominação de tal produto final me é complicada, pois palavra criação me soa um pouco pesada, pois tudo se copia, tudo que sabemos vem de alguém e/ou vimos em algum lugar...

Então, com base nessas informações (no post talvez um pouco limitadas) o que vocês entendem por criação? No mundo atual ela ainda existe? Já que utilizamos de elementos e informações já conhecidos e utilizados previamente. A que ponto que uma invenção se torna uma criação (é possível?)? 

Peço desculpas pela postagem longa, porém é de fundamental importância que o elemento todo seja exposto, pois em partes ele acaba ficando vago e não levando o leitor ao entendimento total da questão.

Aguardo suas opiniões sobre o assunto!
Beijinhos!!!

 - Comentem, curtam e compartilhem! Só assim, com o feedback de vocês, é que saberei se estou no caminho certo!
- Todos os comentários são administrados por mim, para que eu não deixe passar nenhum e consiga responder a todos!
- Quando comentarem, peço que se tiver blog deixe o link para que eu possa retribuir sua visita.

47 comentários:

  1. Nossa...agora você deu um nó na minha mente...hehe..
    mas é engraçado,não tinha pensado assim,é verdade que tudo ja foi criado né? e de tudo que fazemos temos base em algo queja foi criado...mas eu acredito que ainda exista criação embora seja em numero bem reduzido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, existe... mas é em cima de outras criações... complicado! rs! Bjs

      Excluir
  2. Tema bastante complexo não!? Mas assim, nos faz pensar mesmo a respeito, me apeguei ao fato do plágio, muitas e muitas vezes, pessoas são acusadas e até mesmo condenadas por plagiarem algo, mas se pensarmos baseado no que ali à pouco, talvez seja injusto, lógico que cada caso.
    BlØg d4 K@ss!nha GØme$

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, plágio é crime e por isso essa questão da invenção é tão complicada. Bjs

      Excluir
  3. Complicado não é?cada caso é um caso. Criar é ter uma ideia só sua e execultar, Copiar é fazer igual ao outro por não ter capacidade de modificar.pois cada um tem seu próprio estilo. Plagio é falta de caráter usar seus trabalhos e falar que fez,se dar bem no trabalho alheio acho um absurdo. sucesso bjsss!! http://wwwmazeblogspotcom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Minha mãe sempre diz: nada se cria tudo se copia!
    É delicada a questão, mas cabe a cada um o bom senso de dizer que se inspirou em uma peça e não dizer que criou.
    Bjussss!!!
    Ótimo domingo!

    ResponderExcluir
  5. Verdd hoje em dia tudo se copia.
    http://blogrosasdeseda.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  6. Olá Ana
    Complicado, não é???
    Vejo muito isso no artesanato em feltro.Moldes e mais moldes, idênticos ou até iguais. Cada um põe sua logo, demostrando domínio, rsrs. Ainda hoje vi o lançamento de uma apostila valendo R$. O molde ja tenho a anos, uma amiga disponibilizou no face (molde de um trabalho dela).
    Tem uma frase que diz: "No mundo nada se cria, tudo se transforma"
    É claro tem suas exceções,aquilo que é totalmente diferente. Mas, no fundo a inspiração veio de algo...
    Oh quebra-cabeça.
    Abraços e ótimo domingo para vc.

    Amor pelo artesanato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carmen, isso tb ocorre muito no crochê... Esses tempos uma pessoa estava vendendo uma apostila e nesta apostila tinha trabalhos de várias artesãs... ela só fez um apanhado de coisas e quis comercializar. Bjs

      Excluir
  7. Nada se cria tudo se recria.

    http://harlleyb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. é verdade isso.. hj é complicado porq a maioria das pessoas copia o q é do outro, mas o que é da gente ninguém tira, nossa criatividade e dar para ver q é copiado.. adorei o post.. bjs e sucesso!
    www.karinapadilha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Karina! O que é nosso ninguém tira! rs! Bjs

      Excluir
  9. Muito legal seu poster, devemos ter muito cuidado ao pegar apenas um significado seja qual for para empregar em um contexto certo. Principalmente emprega-lo em nossa vida da maneira certa - Eu trabalho com arte e morro de medo de cometer essas gafes. Bem mais partindo do principio Criação dentro do conceito original do latim da nossa língua seria fazer algo a partir do nada, do inexistente dando-lhe vida ou função, em quanto que invenção, seria pegar algo já criado/existente unir as possibilidade disso e fazer algo dando-lhe uma função. Mesmo assim é complicado denominar, pois o conceito social das coisas são arbitrarias ao seu real sentido. Então coloca invenção sua porque não viu ninguem fazendo essa mesma combinação de ideias ou de pontos de for crochê. Devo ter ajudado em algo rsrsrsr.
    ✡✡Blog Com Mãos de seda ✡✡
    ✡✡Fan Page do Blog✡✡
    ✡✡Participem de nosso Grupo✡✡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso, Midian. Existe uma linha tênue entre os dois e invadir o lado errado é bem perigoso. Abraços

      Excluir
  10. Esse assunto é bem legal sim, tem muita gente que mais plagia do que cria ou inventa né, invenção e criação são duas nuances paralelas, ambas são nascimento de algo novo que ainda não se viu, já o plagio é algo que foi copiado roubado sem o devido crédito, isso realmente dá pano pra manga. bjs

    ResponderExcluir
  11. Ótima sua postagem , Ana com certeza toda a criação vem de outra idéia vista e concordo que esse assunto vai render muito ainda ,bjs
    PEDACINHOS DE RETALHOS

    ResponderExcluir
  12. Pra mim é quase a mesma coisa. Também crio peças para uso pessoal. Acho que não são invenções pois outra pessoa que teve a ideia e a reproduziu e ensinou. O q faço é criar a minha maneira. Com meu design e estilo. Não acho plágio reproduzir a peça que outra pessoa fez. Agora fazer identifico, cor tamanho eu não faço.
    GOSTEI DO SEU POST. E não se desculpe. Preocupe-se em criar post para quem goste de lê....

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lanne, o plágio seria fazer algo já feito anteriormente e dizer que a criação é sua. Todos somos livres para replicar as peças dos outros, mas não devemos plagiar sua autoria. Bjs

      Excluir
  13. Criação pra mim é quando vc cria algo que ainda não existe.
    Gostei dos seus esclarecimentos e é sempre bom termos esse tipo de postagem.Bjss!!

    Agenda dos Blogs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Magda! Esse debate foi ótimo para trocar ideias e esclarecer pontos! Bjs

      Excluir
  14. Sinceramente,como sou um pouquinho burrinha para entender as coisas,vou comentar,abrindo parentese ,e se estiver errada me corrija por favor.
    invenção-criação,Da invenção à criação, uma viagem pela imaginação com passagem pela aprendizagem.
    convivendo entre teoria e prática na qual se mistura à realidade.
    Como dizia Chacrinha,na vida nada se cria tudo se copia...Porém isso não quer dizer que concordo com ele.
    invenção mostra que pode ser feito através do conhecimento
    criação de algo novo.
    Inovação é o resultado do pensar criativo.Assim como vc,tem criatividade para pensar em coisas novas, fazer diferente.Quando nos mostra seus trabalhos manuais,que agente tanto ama)
    Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, estas correta. A criação é o início de algo não visto antes e a invenção é a utilização de elementos já utilizados anteriormente para fazer algo diferente, mas com base em criações anteriores kkk Obrigada, querida! Bjs

      Excluir
  15. Ao meu ver o único criador é Deus...
    E as invenções são resultados de coisas que vemos e que melhoradas, aperfeiçoadas... ou nascem para atender uma necessidade nossa...
    Uma difícil reflexão!!
    http://criandoarteemeva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem complicada mesmo! rs! Obrigada por participar! Bjs

      Excluir
  16. Bem polêmico seu post, acho que o pró lema não é fazer igual e sim querer os créditos pra Vc que apenas copiou.
    Se a César o que é de César.

    www.fikesperta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querer os créditos de algo que não é criação sua é o tal plágio. Obrigada por participar! Bjs

      Excluir
  17. Acho que a criação ainda existe, mas é rara. Muito se vê de pessoas que copiam um pouco de um e um pouco de outro, e "criam" coisas novas. Mas não passa de uma mistura de coisas que já existem. Enfim... O que a gente pode dizer com toda a certeza é que tem muito plágio! Hehehe

    Beijos

    http://www.meucadernodereceitas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, essas "criações" existem aos montes! rs! Bjs

      Excluir
  18. Me deixo doida aqui , deu nó na minha cabeça risos
    Hoje em dia a maioria das coisas são copias de outras, você só cria algo que nunca existiu

    ResponderExcluir
  19. Bem esclarecedora a sua postagem! bjs
    http://ofantasticomundodairis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olha ana, muitos usam a palavra Invenção para tampar o plágio kk muitos copiam a ideia dos outros.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  21. Mulher o que tu quer fazer na minha cabeça um nó é. kkk
    Bem o plagio sabemos em si que é plagiar algo que foi feito e elaborado por alguem, agora criar e inventar é um quesito agradavel esses dois, pois inventamos algo que criamos bem assim né carol amei seu post flor beijokas

    ResponderExcluir
  22. Bem , acho que tudo se copia para fazer, mas a pessoa pode criar seu próprio desenho, pode criar o que quiser inspirado naquilo que aprendeu de outra pessoa....isso é bem comum. Eu acho que não é pq ela não inventou uma almofada, um porta lápis, que ela não pode criar algo novo que alguém ainda não fez, um detalhe diferente, eu acho que tudo que a gente aprende pode ter um toque criativo sim, com um toque pessoal.bjssss
    www.katiamagal.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, podemos fazer peças de criações de outrém, porém com nossos detalhes. Bjs

      Excluir
  23. Acho que existe agora muito mais "cópias", não por maldade, mas cada um faz com seu toque e alguns detalhes adaptados para não ficarem iguais.
    É complicado isso, mas como se diz: Na natureza nada se cria, tudo se copia. Talvez seja real.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pois tudo que fazemos tem como base um conhecimento e criação anterior... Bjs

      Excluir
  24. Gostei bastante do post, e sim é muito polêmico, mas não existe nada novo debaixo dos céus, por mais novo que algo seja ele teve uma fonte de inspiração em algo, e por falar nisso citei seu nome no meu post depois venha conferir bjs
    http://dinhapontocruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir


Personalizado por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo